EXPEDIENTE 2ª à 6ª das 8h às 18h
COMO CHEGAR Av. Prof. João Fiusa, 536 | Ribeirão Preto - SP

Campo Visual e Dirigir na Terceira Idade

Doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada a idade podem causar perda de campo de visão central ou periférica. 

O número de motoristas idosos no Brasil representa 18,49% da população. São cerca de 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos que estão habilitadas para dirigir, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Pesquisadores da Universidade da Austrália investigaram até que ponto o declínio da visão aumenta o risco de um acidente de carro. Eles descobriram que alguns problemas específicos no campo visual de pessoas mais velhas estão associados ao maior risco de colisões. O levantamento foi apresentado durante a reunião anual da American Academy of Ophthalmology – AAO 2023. Esta é a primeira investigação de base populacional a comparar um banco de dados oftalmológico em larga escala de campos visuais de idosos com informações de acidentes, licenciamento e morbidade hospitalar relatados pela polícia. Os pesquisadores avaliaram dados reunidos por 29 anos de mais de 31 mil motoristas na Austrália com 50 anos ou mais.

O levantamento mostrou que mais de quatro mil motoristas, 14%, se envolveram em pelo menos um acidente de carro. Mais da metade das pessoas que passaram por este evento experimentavam alguma extensão de perda de campo visual. Os resultados sugerem que a área da visão afetada e a gravidade da mesma contribuíram significativamente para o risco de acidentes. Aqui alguns dos resultados apresentados pelos cientistas:

  • A perda de campo visual de qualquer tipo em ambos os olhos aumentou as chances de um acidente de carro em 84%.
  • A perda moderada do campo visual em um olho aumentou o risco de acidente automobilístico apenas se ocorresse nos quadrantes superior ou inferior esquerdos do campo visual.
  • A perda severa da visão em qualquer quadrante aumentou as chances de um acidente.
  • A perda da visão central em ambos os olhos não foi associada a um aumento no número de acidentes.

Em comunicado, o pesquisador Siobhan Manners comenta que espera que esses resultados ajudem a educar a população sobre a importância de ter um campo de visão adequado para poder continuar dirigindo com segurança. “Também esperamos informar melhor os médicos, as autoridades competentes e as pessoas com problemas no campo visual sobre os limites para que tenham segurança no trânsito”, finaliza.

No mundo real nos Estados Unidos, o número de idosos que têm carteira de motorista disparou para quase 48 milhões nos últimos 20 anos. Cada estado dos EUA tem leis de trânsito diferentes, mas geralmente exigem que os motoristas tenham visão 20/40 ou melhor em pelo menos um dos olhos para dirigir sem restrições. Alguns estudos sugerem que outras medidas de visão, como a do campo visual, são fundamentais para determinar o quão bem uma pessoa enxerga. O número de motoristas idosos no Brasil representa 18,49% da população. São cerca de 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos que estão habilitadas para dirigir, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Fonte: Senatran e American Academy of Ophthalmology

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi