Na anatomia do olho temos a câmara anterior, que, localiza-se entre a córnea e a íris, e a posterior entre a íris e a retina. Existe um liquido chamado humor aquoso que serve para nutrir e lavar o olho. O humor aquoso é produzido constantemente pelo corpo ciliar e é drenado pela malha trabecular, mantendo a pressão ocular normal. Se a drenagem do humor aquoso não ocorrer corretamente, a pressão ocular aumenta, provocando glaucoma nos olhos e consequente dano irreversível ao nervo óptico.
O nervo óptico é comparável a um cabo elétrico formado por inúmeros fios, os axônios. Com a pressão elevada, as fibras nervosas (fios) sofrem, podendo perder sua função. Isto provoca perda da visão, com o aparecimento de escotomas (áreas cegas) no campo visual e, com o evoluir da doença, o glaucoma pode provocar a cegueira, ou perda de visão severa, se não for diagnosticada e tratada precocemente e de forma adequada.
SINTOMAS
Na grande maioria dos casos, no início, não há qualquer tipo de sintoma, é silencioso, progredindo para fases avançadas. Com o avanço da doença, o paciente perde a visão de contraste (dificuldade de perceber diferença entre nuances de cores, por exemplo) e tem perda da visão periférica. Não há cura para o glaucoma, portanto, exames oftalmológicos anuais são importantes para o diagnóstico da doença.
TIPOS DE GLAUCOMA
Glaucoma de Ângulo Aberto
Tipo mais comum de Glaucoma. Neste Glaucoma ocorre uma obstrução no trabeculado que impede a saída de humor aquoso, aumentando a pressão ocular, que seria como um ralo entupido.
Glaucoma de Pressão Normal
Neste glaucoma ocorre morte das células do nervo óptico por falta de oxigênio, provocando lesão no nervo óptico semelhante ao glaucoma de ângulo aberto. Herditariedade, etnia e doenças com má oxigenação sanguínea, são fatores de risco para desenvolver esse tipo de glaucoma.
- Glaucoma Congênito e Juvenil;
- Glaucoma de Ângulo Estreito ;
No ângulo da câmara anterior, o ângulo é estreito, sendo assim, o humor aquoso tem dificuldade de passar pelo trabeculado, com aumento da pressão intra-ocular. Ocorre mais em olhos pequenos, como nos hipermétropes por exemplo.
Glaucoma Agudo
Geralmente é unilateral. Ocorre a obstrução total do ângulo da câmara anterior, e não drena o humor aquoso. Aumenta muito a pressão ocular, provocando dor de cabeça, náuseas, vômitos, olho vermelho, dor e embaçamento visual. É uma urgência oftalmológica.
- Glaucoma associado à Outras Doenças dos Olhos;
- Glaucoma associado à Doenças Sistêmicas;
- Glaucoma associado à Traumas Oculares;
- Glaucoma associado a medicamentos para tratamento do organismo humano e colírios para o olho.
DIAGNÓSTICO
É feito através de consultas anuais de rotina onde é medida a pressão ocular e feito exame de fundo de olho. Se detectada alguma alteração suspeita de Glaucoma, são indicados outros exames.
EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA
- Medida da pressão ocular
- Fundo de olho
- Gonioscopia
- Testes provocativos para glaucoma
- Paquimetria
- Campo visual (Campimetria)
- Retinografia
- Tomografia de coerência óptica
- Outros.
Retinografia Biomicroscopia Campimetria Tomografia de Coerência Óptica Tonômetro
Diagnosticado e de acordo com cada tipo de glaucoma, o oftalmologista indica o melhor tratamento para o paciente. É importante ressaltar que existem protocolos de tratamento de glaucoma elaboradospela Sociedade Brasileira de Glaucoma (sbglaucoma.org.br), Sociedade Americana e Europeia de Glaucoma, que norteiam o tratamento do vários tipos de glaucoma, porém, deve-se personalizar o tratamento para cada paciente, de acordo com idade, raça, tipo de glaucoma, estágio da doença, e outras alterações observada pelo médico.- Colírio - podemos usar um ou mais colírio;
- Laser - Laser SLT (trabeculoplasty selective laser) - Ao utilizar o laser é liberada a drenagem de humor aquoso, diminuindo a pressão intraocular. Trabalhos científicos mostram que já está sendo indicado, em alguns casos específicos, no início do tratamento, antes dos colírios;
- Iridotomia;
- Trabeculectomia;
- Cirurgias minimamente invasivas – GATT, Stents, Kahook e outras
Fale com seu oftalmologista sobre o glaucoma.
ESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO, NÃO DISPENSANDO CONSULTA COMPLETA COM MÉDICO OFTALMOLOGISTA, QUE SERÁ RESPONSÁVEL POR FORNECEDR A MELHOR INDICAÇÃO DE TRATAMENTO PARA CADA PACIENTE, DE ACORDO COM OS MAIS ATUAIS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COM O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.