As lentes de contato são colocadas diretamente na superfície do olho para corrigir problemas de visão, para diminuição do uso dos óculos (por exemplo, trabalho, lazer, prática de esportes, etc...). São usadas como uma alternativa aos óculos de grau e oferecem uma correção visual mais natural, dando mais liberdade de movimento a quem as utiliza.
Existem, basicamente, dois tipos de lente de contato:
Lentes de Contato Gelatinosas: são as mais comuns e mais utilizadas. Feitas de materiais flexíveis e permitem que o oxigênio passe através delas para chegar a córnea. Existem lentes de descarte diário, quinzenal, mensal e até mesmo anual.
Lentes Rígidas: são feitas de materiais rígidos e permitem uma maior transmissão de oxigênio ao olho. São lentes duráveis e oferecem ótima qualidade visual, especialmente em casos que existem irregularidades na córnea.
BENEFÍCIOS DO USO DE LENTE DE CONTATO
- Conforto, comodidade e praticidade;
- Correção visual natural;
- Campo de visão amplo;
- Facilidade e comodidade na prática de atividades esportivas;
- Estabilidade visual;
- Estética e autoconfiança;
- Maior liberdade de movimentos;
- Portadores de doenças de córnea podem utilizar lentes esclerais, que consistem em lentes rígidas mais confortáveis;
- Há lentes específicas para portadores de astigmatismo e presbiopia (vista cansada – 40 ou mais anos).
CUIDADOS E HIGIENE
É importante ressaltar que o uso de lentes de contato, sejam elas gelatinosas ou rígidas, necessitam que o paciente siga diversas recomendações de cuidado e limpeza fornecidas pelo oftalmologista. São orientações que devem ser seguidas corretamente pelo paciente. Alguns exemplos dessas orientações são: sempre higienizar as mãos, lavando-as com água e sabão, antes de tocar nas lentes (seja para coloca-las ou retirá-las), manter o estojo onde as lentes são guardadas sempre limpos, higienizar as lentes com soluções oftálmicas próprias para este fim, dentre outras. Todas as recomendações são passadas durante a consulta, pelo oftalmologista.
A adaptação de lente de contato é um ato médico, devendo sempre ser feita por um oftalmologista.
ESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO, NÃO DISPENSANDO CONSULTA COMPLETA COM MÉDICO OFTALMOLOGISTA, QUE SERÁ RESPONSÁVEL POR FORNECEDR A MELHOR INDICAÇÃO DE TRATAMENTO PARA CADA PACIENTE, DE ACORDO COM OS MAIS ATUAIS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COM O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.