CERATOCONE

O ceratocone é uma doença ocular que afeta a estrutura da córnea, a primeira e mais potente lente do olho, resultando na diminuição progressiva da visão. Tem caráter hereditário e genético. A única causa não genética é o ato de coçar intensamente os olhos, muito frequente em indivíduos com alergia ocular intensa ou por mania (em algumas síndromes, como a síndrome de Down, doenças psiquiátricas). O ceratocone ocorre em aproximadamente um em cada 2.000 indivíduos, sendo que no Brasil estima-se que tenham 150.000 pessoas coma doença. Geralmente começa na puberdade e progride até meados dos 40 anos. É uma doença que afeta os 2 olhos geralmente de forma diferente, podendo ser mais intenso em um dos olhos. É uma doença progressiva, mas nem todos ceratocones progridem.

• Mudança frequente de grau dos óculos;
  • Brilho e halos (anéis) ao redor das luzes;
  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Piora repentina ou turvação da visão.

DIAGNÓSTICO
Consulta oftalmológica (medida da acuidade visual, refração, biomicroscopia, ceratometria, medida da pressão ocular e exame de fundo de olho são os principais) Exames de imagem, como topografia, paquimetria e microscopia de córnea, Pentacam e outros exames necessários.

TRATAMENTO
De acordo com o estágio do ceratocone, o tratamento é realizado com óculos, lentes de contato, crosslinking, anéis intraestromais , e transplante de córnea. Podem ser usados procedimentos conjuntamente.

ÓCULOS
Estes podem fornecer uma boa visão nos estágios iniciais da doença e geralmente ajudam a corrigir o astigmatismo.

LENTES DE CONTATO
Quando os óculos não funcionam, as lentes de contato rígidas geralmente fornecem uma boa visão.

CROSLINKING CXL
Crosslinking de colágeno da córnea com riboflavina (vitamina B2) O cross-linking de colágeno da córnea é um procedimento cirúrgico para interromper a progressão do ceratocone.

Esta progressão é avaliada na consulta oftalmológica e exames de imagem como o Pentacam.

ANÉIS INTRAESTROMAIS

Os anéis intraestromais são pequenos segmentos de um acrílico em forma de anel, colocado cirurgicamente dentro da córnea e são usados para melhorar a curvatura da córnea com consequente melhora da visão, melhor adaptação de óculos ou lentes de contato. A cirurgia é realizada com o laser de femtosegundo, que faz o túnel onde será implantado o anel, de acordo com a programação feita pelo oftalmologista.

A programação é feita através de exames de imagens, obtidas por aparelhos como Pentacam, topografia de córnea e microscopia especular. Outros exames podem ser necessários.

ESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO, NÃO DISPENSANDO CONSULTA COMPLETA COM MÉDICO OFTALMOLOGISTA, QUE SERÁ RESPONSÁVEL POR FORNECEDR A MELHOR INDICAÇÃO DE TRATAMENTO PARA CADA PACIENTE, DE ACORDO COM OS MAIS ATUAIS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COM O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.