Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente (conjuntiva) que cobre a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras. Existem três tipos principais de conjuntivite: viral, bacteriana e alérgica.

1. Conjuntivite Viral:
    Causada por vírus, como os que causam o resfriado comum ou outros tipos de vírus.
    A grande maioria é altamente contagiosa.
    O tratamento é apenas dos sintomas, na grande maiorias dos casos, geralmente melhorarem cerca de uma ou duas semanas.
    Os sintomas podem ser aliviados com compressas frias e colírios lubrificantes.

2. Conjuntivite Bacteriana:
    Causada por bactérias.
    Também é altamente contagiosa.
    O tratamento geralmente envolve o uso de colírios antibióticos prescritos pelo oftalmologista.
    É importante seguir as instruções do oftalmologista e fazer o tratamento corretamente para evitar recorrências.

3. Conjuntivite Alérgica:
    Reação alérgica a substâncias como pólen, mofo, pelos de animais ou produtos químicos.
    Não é contagiosa.
    O tratamento consiste em evitar o alérgeno desencadeante e o uso de colírios antialérgicos ou anti-histamínicos.
    Manter os olhos limpos e usar compressas frias também pode ajudar a aliviar os sintomas.

É importante consultar um oftalmologista para um diagnóstico preciso e receber um tratamento adequado, pois o tratamento pode variar com base na causa específica da conjuntivite e na gravidade dos sintomas. Além disso, devemos adotar medidas simples de higiene: lavar as mãos regularmente evitar compartilhar itens pessoais Em ambientes como ônibus, metrô, trem, e outros ambientes com aglomeração, ou ao manipular dinheiro, devemos evitar levar as mãos aos olhos. Usar álcool gel nas mãos, sempre que precisar. No ambiente de trabalho, em casa, ou em reuniões, evitar dar as mãos a outras pessoas, cumprimento com beijo no rosto e falar perto das pessoas. Todos esses cuidados evita a transmissão da doença.