Lentes Fácicas

Lentes fácicas, são lentes implantadas no olho para corrigir o grau, sem a prévia retirada do cristalino.

A principal indicação das lentes intraoculares fácicas é a correção de miopia e astigmatismo com grau elevado Estas lentes são consideradas muito seguras e com baixas taxas de complicações, devido ao seu aperfeiçoamento nos últimos anos, e existem diversos modelos disponíveis no mercado. A escolha mais adequada para cada paciente depende dos resultados dos exames pré-operatórios.

INDICAÇÃO

• Altos graus de miopia (de -6,00 até -20,00 graus) e astigmatismo (até -6,00 graus) Pacientes com os graus acima e olho seco.
  • Pacientes com os graus acima e que possuem alguma contraindicação a cirurgia com laser (seja por irregularidades da córnea (onde é aplicado o laser) ou a córnea muito fina.

Essas lentes permitem a correção de graus mais altos do que o excimer laser, por não alterar o formato, nem diminuir a espessura da córnea. Dessa forma, temos uma alta previsibilidade do resultado final, com uma estabilidade do grau em longo prazo, com melhora da visão sem óculos nos primeiros dias após a cirurgia.

Complicações - desde que obedecidas os protocolos precisos e cálculo de cada lente fácica, há um baixo índice de complicação, mas pode ocorrer a perda de células endoteliais da córnea, dispersão pigmentar, toque no cristalino, com formação de catarata e aumento de pressão intraocular. O oftalmologista pode diagnosticar estas complicações precocemente e evitar as mesmas, desde que o paciente faça os retornos solicitados.