Lentes intraoculares fácicas são lentes que corrigem erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, em pacientes que não são bons candidatos a cirurgia a laser. São uma alternativa para quem quer reduzir a dependência dos óculos e melhorar a qualidade de vida.
As lentes fácicas são implantadas entre a córnea e o cristalino do olho, sem a remoção do cristalino. Existem diferentes modelos, como as lentes ICL, de câmara posterior, e as Artiflex, de câmara anterior.
A principal indicação das lentes intraoculares fácicas é para pacientes com alto grau de miopia, com inúmeras vantagens. Estas lentes são consideradas muito seguras e com baixas taxas de complicações, devido ao seu aperfeiçoamento nos últimos anos, e existem diversos modelos disponíveis no mercado. A escolha mais adequada para cada paciente depende dos resultados dos exames pré-operatórios.
“Essas lentes permitem a correção de ametropias mais altas do que o laser, pelo fato de não necessitar de laser na córnea ( o laser afina a córnea, e existem parâmetros para quanto pode se retirar da córnea). Dessa forma, temos uma alta previsibilidade do resultado final, com uma estabilidade refracional em longo prazo – estabilidade esta alcançada nos primeiros dias após a cirurgia”, O implante da lente fácica é um procedimento reversível e proporciona ao paciente uma excelente qualidade de visão. “No Brasil, há a comercialização de quatro lentes intraoculares fácicas, sendo duas de câmara anterior com fixação iriana (Artisan® e Artiflex®) e duas de câmara posterior (Visian ICL™ e Eyecryl Phakic)” Devido a alta previsibilidade dos cálculos e resultado final, a cirurgia é bastante segura e com grande satisfação do paciente no pós-operatório.
As lentes fácicas possuem baixo índice de complicações, devido ao aperfeiçoamento nas especificações das lentes nos últimos anos. “ Por não depender de remodelamento e cicatrização corneana e não necessitar de core a laser, o procedimento pode ser facilmente revertido quando necessário.
Complicações podem ocorrer, mas são raras. As lentes podem estar associadas a perda endotelial, dispersão pigmentar, toque cristaliniano com formação de catarata, aumento de pressão intraocular e bloqueio pupilar.
Essas complicações podem ser evitadas com o cálculo correto do tamanho das lentes. O cálculo preciso deve ser realizado com medidas corretas e confiáveis. Quando há formação de catarata ou perda endotelial severa, devemos realizar o explante da lente O importante é que os pacientes com lentes fácicas venham corretamente ao oftalmologista, e façam os exames sempre que solicitados.