EXPEDIENTE 2ª à 6ª das 8h às 18h
COMO CHEGAR Av. Prof. João Fiusa, 536 | Ribeirão Preto - SP

Olho Humano e Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem sido uma ferramenta de apoio na avaliação do fundo de olho. Vários algoritmos têm sido testados e validados no mundo todo, alguns para doenças específicas e outros com uso mais amplo. É interessante observar que ela permite não apenas ajudar o médico no diagnóstico de uma determinada condição, mas também servir como ferramenta de rastreio de pacientes. Em lugares onde o acesso ao oftalmologista é restrito, por exemplo, o uso de algoritmos de IA pode ajudar a determinar qual é a urgência que um determinado paciente tem de ser examinado por um especialista. Isso permite “organizar a fila” e evitar que pacientes com danos agudos tenham comprometimento irreversível de sua visão porque não tiveram avaliações em tempo oportuno

A inteligência artificial (IA) pode oferecer uma série de benefícios para a saúde ocular e a visão humana, incluindo:

  1. Diagnóstico preciso de doenças oculares: A IA pode analisar imagens médicas, como tomografias e exames de retina, para identificar condições como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética. 
  2. Triagem e rastreamento: Algoritmos de IA podem ser usados para triar grandes conjuntos de dados de imagens oculares, identificando padrões indicativos de doenças, permitindo intervenções precoces e prevenção de complicações.
  3. Ajudar na cirurgia ocular: Em cirurgias como a correção de visão a laser ou cirurgias de catarata, a IA poderá ajudar os cirurgiões a planejar procedimentos mais precisos e seguros.
  4. Personalização de dispositivos de assistência visual: Sistemas de IA podem adaptar dispositivos de assistência visual, como próteses oculares ou óculos inteligentes, para atender às necessidades individuais dos usuários com deficiência visual.
  5. Monitoramento da saúde ocular: Aplicativos e dispositivos equipados com IA podem rastrear continuamente a saúde ocular dos usuários, alertando sobre mudanças que possam indicar a necessidade de cuidados médicos adicionais.

Concluindo, a Inteligência Artificial tem o potencial de colaborar com o oftalmologista no diagnóstico, tratamento e monitoramento de problemas oculares, promovendo uma melhor saúde e qualidade de vida para os pacientes.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi